Primeiro brasileiro a escalar o Everest lança livro autobiográfico
Mais de 1.300 fotografias compõem a obra do alpinista que já levou a bandeira verde e amarela para o alto das maiores montanhas do mundo

“Um testemunho do meu amor pela montanha e pela fotografia”, assim Waldemar Niclevicz define o seu mais novo livro, que reúne em ordem cronológica fotografias de toda a sua trajetória, desde o seu primeiro contato com a montanha na Serra do Mar do Paraná, até o alto das maiores montanhas do mundo. O lançamento nacional acontece dia 25 de setembro, a partir das 19 horas, na Livraria da Vila, do Pátio Batel, e posteriormente em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

“A história do alpinista que se dedicou a colocar O Brasil no Topo do Mundo” é o título completo da obra e registra o pioneirismo de um brasileiro em um esporte pouco popular no País, transformando-a em um verdadeiro compêndio de alpinismo, ao retratar e descrever aspectos físicos, história, costumes e tradições das principais montanhas da Terra, situadas da Antártida aos Andes, do Alasca a Groenlândia, dos Alpes a África, do Cáucaso ao Pamir, do Himalaia ao Karakorum, da Nova Zelândia a Tasmânia.

Os 28 capítulos trazem 1.320 fotografias, em 420 páginas e são identificados por anos, começando por “1966, Nasci em Foz do Iguaçu”, com fotos da infância de Niclevicz, e terminando em “2014, Vou continuar levando o Brasil rumo ao topo”, com o relato e fotos das expedições realizadas às vésperas do livro entrar em gráfica, e o compromisso de Niclevicz em dar continuidade ao seu sonho de levar a bandeira verde e amarela ao alto de montanhas aonde ela nunca esteve antes.

O livro foi patrocinado pela XP Investimentos, por meio da Lei Rouanet, e surpreende ao revelar expedições que foram realizadas sem patrocínio e, por isso, pouco divulgadas, como a escalada do Salto Angel, a maior cachoeira do mundo, na Venezuela; e das montanhas do Tien Shan, na fronteira do Cazaquistão com o Quirguistão.

Com suas fotografias, Niclevicz nos mostra as belezas de raras paisagens, detalhes da flora e fauna, aspectos da cultura, religião e arquitetura, revelando a riqueza de suas expedições, não focadas apenas em chegar no topo das montanhas, mas também em entender a vida de um homem que ainda tem o privilégio de viver em um ambiente selvagem. Pensamentos do próprio Niclevicz estão em destaque em algumas páginas, convidando o leitor a uma reflexão sobre o sentido da nossa existência e a delicada situação ambiental do mundo em que vivemos.

O lançamento

O Brasil no Topo do Mundo será lançado nacionalmente no dia 25 de setembro, em Curitiba, cidade onde o alpinista mora. Na sequência, será apresentado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Site

Trechos e fotos, abertura de cada um dos capítulos e o prefácio do Pelé, podem ser vistos no www.oBrasilnoTopodoMundo.com.br, onde também é possível realizar a compra do livro.

Serviço:

Lançamento do livro O Brasil no Topo do Mundo, autobiografia fotográfica do alpinista Waldemar Niclevicz, com Prefácio do Pelé. Livro com 420 páginas, formato 31x27cm, 1.320 fotografias, bilíngue (português/inglês), editora Comdesenho.

Curitiba: 25 de setembro, às 19 horas, na Livraria da Vila, do Shopping Pátio Batel.

São Paulo: 2 de outubro, às 19 horas, na Livraria da Vila, do Shopping JK Iguatemi.

Belo Horizonte: 9 de outubro, às 19 horas, na Livraria Mineiriana, da Savassi.

Rio de Janeiro: 31 de outubro, às 18 horas, no Rio Mountain Festival, no Cinema Estação Botafogo.

Porto Alegre: 2 de novembro, às 16h30 para bate-papo e às 18 horas para autógrafos, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Sobre Waldemar Niclevicz:

Exemplo de disciplina, determinação, amor à vida, ao esporte e ao Brasil, Waldemar Niclevicz nasceu em Foz do Iguaçu. Enfrentou e venceu as montanhas mais desafiadoras do mundo, entre as quais o temível K2, tendo sido o primeiro brasileiro a escalar o Everest e a superar os Sete Cumes, a maior montanha de cada um dos continentes.

Em reconhecimento à sua trajetória vitoriosa, recebeu dezenas de homenagens, como os títulos de “Cidadão honorário de Curitiba” e “Cidadão benemérito do Estado do Paraná”, além de ter alcançado reputação internacional como um dos mais completos e dedicados alpinistas da atualidade.

Procurando compartilhar sua bem-sucedida experiência descobriu outra faceta de seu talento e revelou-se um dos melhores palestrantes do país. Apesar dessas muitas realizações, ele segue em plena atividade, em busca de novos desafios, e mantém vivo seu eterno sonho de continuar levando a bandeira do Brasil ao topo das maiores montanhas do mundo.

www.niclevicz.com.br

Informações para a imprensa:

Savannah Ações em Comunicação
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541

[email protected]