Esta grandiosidade não vem da possibilidade de se chegar ao topo, mas sim das experiências que se acumulam em cada dia da escalada, tornando o alpinismo mais do que um esporte, e sim uma busca do conhecimento, de uma melhor percepção do ambiente selvagem e da própria natureza humana.

Desta forma descobre-se que a montanha está em constante transformação, exigindo do homem a mesma capacidade de adaptação. É necessário se moldar ao rigor do ambiente alpino não apenas para conseguir o sucesso de uma escalada, mas também para garantir a nossa própria sobrevivência.

Vivemos o mesmo confronto fora das montanhas, em um mundo em constante transformação, onde a lei não é ganhar de ninguém, mas estar preparado para sobreviver.

Para nós brasileiros, a situação é pior em razão da classe política corrupta, injusta e impune. A mercê do descaso dos políticos, vemos aumentar o número de amigos perdendo o emprego e a expectativa de empreender, desistindo dos sonhos, simplesmente porque políticos sem escrúpulos emperraram o progresso do nosso amado Brasil.

O importante é continuar com um olhar atento sobre os acontecimentos, preparando-se para retomar o ritmo desta longa escalada, rumo ao topo da montanha do nossos sonhos.

Lembre-se que disciplina é uma marca que deve sempre fazer parte da sua vida! Treino difícil, escalada fácil! Afinal, milagres não existem!

A realização de si mesmo e dos próprios objetivos passa sempre por um caminho em subida, cada vez mais difícil. Sei que não é simples encontrar a determinação necessária para enfrentar os desafios, mas, apesar das adversidades, é preciso continuar acreditando naquilo que fazemos.

Todos temos uma montanha a ser conquistada!

Aceite o desafio deste confronto!

Continue acreditando no Brasil, continue acreditando em você!

Namastê!

Waldemar Niclevicz

PS: Deixo algumas fotos do livro O Brasil no Topo do Mundo, tomara que elas possam trazer um pouco de entusiasmo e inspiração para a sua vida.

São 1.320 fotografias das principais montanhas do mundo, reunidas em 420 páginas, texto em português e inglês, e prefácio do Pelé. Belo presente que pode chegar às mãos do seu amigo já autografado.